Seminário Medicina Popular

Seminário de Medicina Popular e Curas Tradicionais - Diálogos Brasil/Portugal

 

O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia e Inclusão no Ensino Superior e na Pesquisa – INCTI, em parceria com Universidade de Nova Lisboa, realizou no dia 15 de junho de 2011, no auditório da Sede Nacional do INCTI, Universidade de Brasília, o seminário Medicina Popular e Curas Tradicionais – Diálogos Brasil/Portugal.

O objetivo do seminário foi promover o diálogo entre os saberes acadêmicos e os saberes tradicionais, por meio do resgate e da valorização das práticas populares de saúde, de cura e de espantas males no Brasil e em Portugal.

O evento reuniu lideranças das comunidades tradicionais, estudantes, professores pesquisadores e contou com a participação dos expositores: Professor Domingos Moraes (etnomusicólogo português da Universidade de Nova Lisboa), Mestra Lucely Pio (especialista em fitoterápicos e curas tradicionais, do Quilombo Cedro, município de Mineiros/GO) e Professor José Jorge de Carvalho (Departamento de Antropologia da Universidade de Brasília).

Durante a exposição da Mesta Lucely Pio, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer um pouco da riqueza e diversidade das plantas medicinais do cerrado, por meio da apresentação das principais caraterísticas e usos terapêuticos de uma pequena coleção de plantas, frutos e ervas, recolhidos nas intermediações da Universidade de Brasília.

No evento, também foram apresentados dois importantes livros sobre a temática do seminário:

-A Farmacopéia popular do Cerrado, organizado pela Rede Pacari. 

Mais detalhes sobre o livro em: http://www.pnud.org.br/meio_ambiente/reportagens/index.php?id01=2799&lay=mam

-Artes de Cura e Espantas Males - Espólio de Medicina Popular recolhido por Michel Giacometti.

Mais detalhes sobre o livro em: http://www.ielt.org/pagina/actividades?id=604

 

Por: Taís Garone - INCTI

 


Seminário Medicina Popular
Seminário Medicina Popular e Curas Tradicionais com Mestra Lucely e Professor Domingos realizado no INCTI - 15 de junho de 2011.  | 31/12/1969

 


INCT Inclusão
Instituto Central de Ciências - ICC Sul, lado A, Sala BSS 135/138
Campus Universitário Darcy Ribeiro - UnB, Asa Norte
Brasília - DF, Caixa Postal 04561 - CEP 70.919-970