Início da Disciplina Artes e Ofícios 2018

 

Já com as atividades da disciplina Artes e Ofícios dos Saberes Tradicioanais em andamento na Unversidade de Brasília - UnB, foram realizados dois módulos temáticos, a saber: Saberes Tradicionais, Corpo e Performance e Farmacopeia e Medicina Quilombola. Além desses módulos temáticos, ainda serão realizados outros dois, sendo: Etnologia Indígena e Política e Gestão da Terra.

Os dois primeiros módulos foram ministrados por duas mestras. O módulo Saberes Tradicionais, Corpo e Performance foi ministrado pela mestra Tamatatiua, mestra do Boi do Seu Teodoro de Sobradinho/DF. A mestra herdou do pai, Seu Teodoro a tradição de realizar e comandar a brincadeira do boi. Nas aulas a mestra Tamataiua ensinou aos alunos a história do Boi do Seu Teodoro, do próprio Teodoro, de sua família e da importância do Boi aqui no DF, enquanto uma expressão viva da cultura popular nordestina. Fora de sala de aula, a mestra mostrou na prática aos alunos como se dá a brincadeira do Boi, as cantigas, as danças, os motivos e modos de fazer. 

O segundo módulo temático realizado foi o que contou com aulas da mestra raizeira , Lucely Pio, que também é quilombola, residente no município de Mineiros/GO. A mestra ministrou três dias de aulas para alunos da graduação. As aulas da mestra foram um conjunto de aula expositiva com aula prática. A mestra além de explicar e sobre as plantas medicinais do cerrado, sobre sua trajetória enquanto raizeira, uma das fundadoras da Rede Pacari, também ministrou aulas com momentos de práticas de cura para os alunos presentes. Além do que, no último dia de aula, a mestra Lucely eninsou aos alunos a fazerem seus próprios remédios. A mestra disponibilizou uma porção de plantas medicinais e instruiu os alunos a como produzir seus remédios a partir daquelas plantas 

Nesta edição, assim como percebemos nas edições anteriores da disciplina, os alunos têm demonstrado interesse extremo nas aulas, nas mestras, nos seus saberes, seu modo de ministrar as aulas, que foge ao convencionalmente visto no ambiente acadêmico. Os alunos se mostram extremamente interessados em aulas com epistemologias diferentes da empregada usualmente na universidade.


INCT Inclusão
Instituto Central de Ciências - ICC Sul, lado A, Sala BSS 135/138
Campus Universitário Darcy Ribeiro - UnB, Asa Norte
Brasília - DF, Caixa Postal 04561 - CEP 70.919-970