Seminário Internacional

Seminário Internacional - A Inclusão das Artes e dos Saberes Indígenas, Afro-Americanos e Tadicionais na Universidade de Brasília.

 

O evento foi realizado nos dias13 a14 de julho de 2010, no auditório Dois Candangos do Campus Darcy Ribeiro-UnB. Teve início com a Aula Magna da mestra indígena especialista em medicina tradicional e espiritualidade Mapulu Kamayurá, representante e filha do mestre Takumã, decano octogenário dos xamãs Kamayurá da região alto xinguana, e com a apresentação do projeto pelo coordenador Prof. José Jorge de Carvalho.

 O seminário constitui-se como uma grande contextualização para o desenvolvimento do projeto.  Contou com a apresentação de experiências e iniciativas internacionais e nacionais em inclusão de saberes de protagonistas dos conhecimentos tradicionais no ensino superior através de representantes especialistas da América Latina (Luis Fernando Sarango, reitor da Universidade Amawtay Wasi – Casa dela Sabiduría/Equador; Maria Mercedes Diaz, professora de história e coordenadora de extensão da Universidade de Catamarca/Argentina; Jaime Arocha, professor de Antropologia da Universidade Nacional da Colômbia em Bogotá; Maria Luísa Duarte Medina, líder guarani, atua na Secretaria de Assuntos Indígenas do Estado Paraguaio/Paraguai e docentes de universidades brasileiras: Rosemberg Cariry - cineasta e poeta cearense; Rosângela Tugny - professora da Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais; Marcos Ayala - professor do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal da Paraíba; Fábio Munhós - pesquisador do Centro de Pesquisaem Comunicação Digital Atoposda Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo; Luiz Phelipe Andrés - engenheiro e diretor do Centro Vocacional Tecnológico Estaleiro Escola do Maranhão. Contou também com a Roda de Mestres: Alexandre Lomi Lodo - mestre da jurema do Recife e coordenador do Quilombo Cultural Malunguinho, abriu os trabalhos com a fumaça de seu cachimbo e a percussão de um chocalho. Seguindo o ritmo, os mestres convidados para a disciplina na UnB expressaram seus saberes com as apresentações do Congado, do Cavalo Marinho, cantos indígenas, e de Mestre Eli Benedito - bisneto de escravos que trouxe a tradição da congada de Carmo do Cajuru (MG) para o Guará (DF).

Texto: Maristela Sousa Torres - Coordenação Pedagógica/Antropológica "Encontro de Saberes"

 


INCT Inclusão
Instituto Central de Ciências - ICC Sul, lado A, Sala BSS 135/138
Campus Universitário Darcy Ribeiro - UnB, Asa Norte
Brasília - DF, Caixa Postal 04561 - CEP 70.919-970